Como harmonizar queijo e café? Uma combinação diferente e deliciosa

harmonização; café; queijo

Provavelmente, você já fez ou participou de uma noite de queijos e vinhos, mas alguma vez você pensou em harmonizar cafés e queijos? Se essa mistura lhe pareceu estranha, saiba que a combinação de texturas e sabores é uma festa para o paladar!

O povo brasileiro ama café e ama queijo. Juntar essas duas paixões resulta em uma experiência muito interessante, mas antes de começar, é preciso conhecer cada produto individualmente.

O primeiro passo é degustar diferentes tipos de café e avaliar suas qualidades de acidez, doçura, amargor, corpo, aroma, notas (frutas, flores, madeiras, defumadas etc.) e o sabor residual.

Após, deve-se conhecer o queijo, e no olfato onde ocorre o primeiro contato. As características olfativas de um queijo dependem da qualidade do leite e do fermento, do local em que a massa é feita e acondicionada, do método de produção e de outros ingredientes adicionados, e pode ser mais láctico, mais floral, mais frutal, mais tostado, com especiarias etc. Na boca, além da textura, é preciso notar que o sabor do queijo tem nuances primárias entre o salgado, o ácido, o doce e o amargo, e outras secundárias, entre o acre, o adstringente, o picante, o metálico etc.

Obviamente, nenhuma pessoa comum se torna expert em queijo ou em café de uma hora para outra, a boa e deliciosa notícia é que é possível aprender experimentando.

Para quem deseja começar a harmonizar café com queijo, seguem algumas dicas:

# Morda o queijo e deixe que derreta na boca, somente depois disso, beba um gole de café;

# Você pode harmonizar sabores semelhantes, escolhendo café e queijo com a mesma potência de modo que a mistura intensifique os sabores presentes em casa elemento;

# Mas também pode harmonizar de forma a criar contraste entre os sabores dos ingredientes, destacando uma ou outra qualidade de uma forma que crie um terceiro sabor.

 

Experimente essas combinações!

Ricota e caffè latte

O queijo é bem suave casa perfeitamente com um café menos torrado e de sabor mais aberto. A ideia de servir o café com leite vaporizado e uma leve espuma adiciona mais textura à mistura.

 

Parmesão com café Mogiana

É interessante notar como o café encorpado, com notas de chocolate e de frutas cítricas age diminuindo a potência salgada do parmesão.

 

Queijo da Serra da Canastra com café espresso

O queijo da Serra da Canastra tem sabores tão especiais que foi tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como patrimônio cultural e imaterial brasileiro e, para ressaltar o equilíbrio entre sal e acidez desse queijo, nada melhor que o equilíbrio do amargor, do dulçor e da acidez de um encorpado espresso.

 

Gouda e café de torra forte

A torra forte acentua o amargor, conferindo notas de caramelo e deixando o café praticamente sem acidez, e isso faz com que a bebida suavize o sal do queijo e realce sua doçura.

 

Gorgonzola e café robusta

Há, basicamente, duas espécies de cafés comercializadas, a arábica (mais comum) e a robusta, que tem como característica fornecer uma bebida com mais cafeína, menos acidez e notas de chocolate, que combinam perfeitamente com o sabor forte e salgado do queijo gorgonzola.

 

harmonização; café; queijo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...