A cafeína é um composto psicoestimulante presente em algumas plantas, ela age estimulando o sistema nervoso central e tem diversos benefícios ao organismo, como o aumento no nível de atenção e concentração e a ativação do metabolismo. No entanto, mesmo fazendo muito bem à saúde, nem todas as pessoas podem ingerir bebidas com cafeína; por exemplo, quem sofre com gastrite, doença do refluxo gastroesofágico, úlcera estomacal, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do pânico ou doença isquêmica não pode tomar café com cafeína – uma xícara de café coado tem cerca em média 140 mg de cafeína.
Como é feito o café descafeinado?
Primeiramente, é preciso explicar que não existe café 100% descafeinado. Em média, permanecem 3% da substância ao final do processo. O café tem de 800 a 1.500 compostos químicos diferentes, por isso, retirar somente a cafeína sem prejuízo de aroma, sabor e mantendo ao máximo a qualidade inalterada dos grãos é um trabalho que levou anos para ser elaborado.
O químico alemão Ludwig Roselius criou um método de descafeinização do café em 1903, utilizando cloreto de metileno, substância que, anos mais tarde – na década de 1980 – passou a ser classificada como cancerígena. Com isso, foi necessário criar novos procedimentos. Atualmente, a indústria utiliza outros métodos, por exemplo:
- Extrair a cafeína lavando os grãos com água quente (a cafeína é solúvel em água). Em seguida, retira-se a cafeína da água utilizando um solvente específico para essa substância e devolve-se essa água, sem cafeína, mas com os outros minerais para os grãos;
- A forma supercrítica consiste em transformar a cafeína em gás carbônico;
- E há, ainda, a lavagem dos grãos com água saturada com todos os minerais presentes no café, exceto a cafeína, assim, somente ela é dissolvida na água.
Quem pode tomar café descafeinado?
Qualquer pessoa pode ingerir o café descafeinado, mas, assim como a bebida tradicional, é preciso equilíbrio. O ideal é que a ingestão diária seja de três a quatro xícaras. Em excesso, o consumo de café descafeinado pode causar problemas gastrintestinais.
Benefícios do café descafeinado para a saúde
Os esforços para manter os demais compostos orgânicos no processo de retirada da cafeína são importantes porque são as vitaminas e os minerais que fazem do café uma bebida tão rica em nutrientes. Assim como o café tradicional, o café descafeinado contém vitamina B2, vitamina B3, potássio, magnésio, ferro, fósforo e cálcio, sendo importante para:
– prevenir o envelhecimento celular, diminuindo o risco de doenças degenerativas, como deficiências cognitivas, Parkinson e Alzheimer;
– combater infecções;
– diminuir o risco de artrite e diabetes tipo 2;
– melhora a circulação sanguínea e a saúde cardiovascular.