Quem não dispensa uma boa leitura e uma boa xícara de café pode unir essas duas paixões e desfrutar de deliciosos momentos de lazer, descanso e conhecimento. Atualmente, há inúmeras publicações que tratam do universo da segunda bebida mais consumida do mundo disponíveis em bancas e livrarias. Existem títulos para curiosos, estudiosos, profissionais ou para simplesmente ama um cafezinho e deseja saber um pouco mais.
Se você é dessas pessoas apaixonadas por cafés e livros, conheça cinco títulos imperdíveis para a sua biblioteca.
Chefs: Café (Vários autores, ed. Melhoramentos)
Chefs renomados, como Alex Atala e Janaína Rueda figuram entre os nome que contribuíram para esse livro, que traz receitas surpreendentes à base de café e mostram que esse grão vai muito além das bebidas e pode ser usado em carnes, risotos, peixes, massas e saladas, por exemplo.
O livro traz, ainda, história do café – da sua descoberta ao modo como seu comércio contribuiu para a formação de cidades e nações – e dicas de preparo e degustação.
História do Café (Ana Luiza Martins, ed. Contexto)
Desde a sua descoberta, o café foi responsável por criar rotas comerciais e modificar o traçado de cidades por onde passava. O mercado do café foi determinante para inúmeros povos e países e influenciou nações economicamente, socialmente e artisticamente. Com uma escrita leve e bom humor a autora conta a história do café, seu comércio, sua participação na música e na literatura e, claro no modo se tornou parte do dia a dia de pessoas no mundo inteiro.
Café com design: a arte de beber café (Miriam Gurgel e Eliana Relvas, ed. Senac SP)
As cafeterias eram lugares onde intelectuais, políticos e pessoas influentes se reuniam no século XIX e início do século XX em diversos países. Elas foram palco de decisões importantes para o mundo inteiro. Ainda hoje, as cafeterias exercem o papel de ser local de encontro de conversas importantes, reuniões de negócios e, claro, alguns momentos despretensiosos sozinho ou em companhia de pessoas queridas.
A arquitetura e o design das cafeterias interferem no modo como são usadas pelos frequentadores, e as autoras – uma barista e uma arquiteta – tratam sobre essa interação entre o público e o espaço, mesclando dados técnicos sobre mobiliário e utensílios, com curiosidade, história e deliciosas dicas de harmonização.
Guia do barista: da origem do café ao espresso perfeito (Edgard Bressani, Café Editora)
Esta publicação é voltada tanto para baristas profissionais quanto para amantes do café, pois traz informações importantes sobre o caminho do café – desde a colheita do grão até virar a bebida pronta para ser consumida.
O livro do café (Anette Moldvaer, ed. Publifolha)
Uma das mais completas publicações sobre o tema, o livro aborda diversos aspectos sobre a bebida: história, tipos de cafés pelos mundo, plantio e beneficiamento, mapas de produção, tipos de cafeteiras, dicas de degustação, além de mais de cem receitas deliciosas.