O café é a segunda bebida mais consumida em todo o mundo, mas nem todo mundo prefere nosso tradicional café passado. O jeito de beber café varia de acordo com hábitos e cultura dos países.
Que tal viajar pelo mundo conhecendo as diferentes maneiras de tomar café? Embarque com a gente e boa viagem!
Indonésia
O café Civeta (Kopi Luwak) é o mais famoso desse exótico país do Pacífico. Ele é feito a partir do excremento da Civeta, um pequeno roedor que se alimenta das cerejas de café e elimina os grãos. O Kopi Luwak é o café mais caro do mundo.
Áustria
Na Áustria, o café normalmente é acompanhado por doces, principalmente por figos secos.
Turquia, Hungria e Etiópia
Nesses países, é comum colocar uma pitadinha de sal no café para reduzir a acidez e acentuar o sabor da bebida.
Marrocos e Oriente Médio
Nos países árabes, o café costuma ser servido com especiarias, como canela e cardamomo. Porém outras especiarias não tão usuais, como pimenta, gengibre e até alho, podem ser colocados na xícara.
Suécia
Lá é comum colocar pedacinhos de queijo dentro da xícara antes de servir o café. Essa mistura também é apreciada em algumas regiões da Espanha e, no Brasil, é facilmente encontrada em Minas Gerais.
Itália
O berço do cappuccino e do café espresso é também onde se bebe café com limão (pode ser uma lasca da casca ou com um pouco de suco da fruta). Os imigrantes italianos trouxeram essa tradição para alguns bairros de São Paulo.
Singapura
No sudoeste da Ásia, mas, principalmente em Singapura, costuma-se misturar uma colher de manteiga ao café (Kopi Gu You), deixando a bebida mais cremosa e encorpada.
Grécia
Os gregos costumam ter sempre um copo de água bem gelada para acompanhar uma xícara de café bem quente.
Alemanha
O povo alemão aprecia tanto do sabor amargo da cerveja, mas quando o assunto é café preferem a bebida bem doce, misturada a leite condensado e uma generosa dose de chantilly.