Muitos alimentos, como o chocolate e o ovo, passaram de vilões a mocinhos após uma revisão científica de seus nutrientes. Com o café ocorreu o mesmo: há algum tempo duvidava-se das vantagens da bebida para a saúde. Hoje, porém, são muitos os estudos que comprovam os benefícios do café (puro), entre eles, a capacidade de prevenir algumas doenças.
Uma pesquisa divulgada recentemente pelo British Medical Journal, renomada revista acadêmica-médica do Reino Unido, trouxe dados animadores. O trabalho relaciona o consumo diário de cafeína – entre três e quatro xícaras de café – a uma menor chance de se desenvolver problemas cardiovasculares e derrames cerebrais. Nesse estudo foi realizada uma análise estatística de 218 pesquisas feitas ao longo dos anos. Ele mostrou que o risco de doenças cardíacas é 19% menor em quem ingere essa dose recomendada de café por dia. No caso do derrame cerebral esse índice cai para 30%.
O CAFÉ AJUDA A PREVENIR DOENÇAS
Em pessoas saudáveis, de qualquer idade, o consumo de três a quatro xícaras por dia é capaz de reduzir o risco de algumas doenças, tais como:
– doenças cardíacas;
– doença de Parkinson e de Alzheimer;
– obesidade;
– diabetes;
– cálculos biliares;
– alguns tipos de câncer (de cólon e reto, de fígado);
– depressão.
Há estudos científicos que relacionam o consumo moderado de café à melhora das funções hepáticas, aumento da imunidade, melhor rendimento escolar (devido à maior capacidade de concentração). O café também é indicado como coadjuvante no tratamento cognitivo-comportamental de alcoolistas, pois auxilia a manter a remissão do consumo de bebidas alcoolicas.
QUANDO O CAFÉ DEVE SER EVITADO
Mesmo com tantos benefícios, gestantes e pessoas com os problemas citados abaixo não devem consumir regularmente xícaras de café, salvo sob orientação médica.
– gastrite;
– doença do refluxo gastroesofágico;
– úlcera péptica;
– transtorno de ansiedade generalizada;
– transtorno do pânico;
– doença isquêmica.
O guia de orientação nutricional dos Estados Unidos, Dietary Guidelines for Americans, usado como referência em diversos países recomenda que a ingestão diária de café não ultrapasse oito xícaras ou 400 mg de cafeína.
CAFEÍNA, UM POTENTE ESTIMULANTE NATURAL
Além de ser fonte de minerais, como cálcio, ferro e magnésio, o café tem em sua composição alta dose de cafeína. Essa substância funciona estimulando o sistema nervoso central e apresenta ótimos resultados tanto quando usada para melhorar a concentração e o trabalho mental quanto como estimulante muscular antes da prática de exercícios físicos.
Vale ressaltar que esses benefícios são referentes ao café puro, sem adição de leite, açúcar ou adoçantes. Agora que você conhece mais sobre os benefícios do café, que tal conhecer uma das lojas Bulebar?
*Fonte: ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café