Depois da Ceia Natalina, da visita do Papai Noel, da troca de presentes e da “noite feliz” com as pessoas amadas, nada melhor que continuar a comemoração pelo nascimento do Menino Jesus, e juntar a família para um café manhã de Natal. Com certeza você terá ótimos momentos. Aproveitem para contar histórias da família, lendas natalinas, e outros “causos” que tenham o amor como tema.
Para adoçar o dia, prepare receitas deliciosas, como a tradicional rabanada ou um diferente bolo de cappuccino, e um café quentinho para dar energia. Complemente a mesa com frutas, pães, biscoitos de gengibre e, para decoração, dê uma nova configuração à mesa com os enfeites utilizados na ceia.
A história da rabanada: Um clássico natalino
Também chamada de “fatia dourada” ou “fatia de parida”, a rabanada é um doce histórico típico da época do Natal. Em sua receita vão: fatias grossas de pão, mergulhadas no leite, passadas em ovos batidos, fritas em óleo e polvilhadas com açúcar e canela. Por ser um doce presente em diversos países, é comum encontrarmos diferentes versões e modos de servir, que variam de região para região.
Segundo o antropólogo Luís da Câmara Cascudo, em seu Dicionário do Folclore Brasileiro, a origem da rabanada é incerta. Há muitas lendas e versões sobre a sua criação. Acredita-se que a rabanada como a que comemos no Brasil tenha sido criada para reaproveitar o pão “amanhecido” (sobra do dia anterior) em Portugal, mas na Inglaterra há o eggy bread; nos EUA, a french toast; e na França, o pain perdu, todos com o mesmo princípio de umedecer fatias de pão no leite e no ovo, fritá-las e polvilhar açúcar e canela.
Em diversas partes do Brasil, a rabanada vem perdendo espaço para o panetone, mas muitas famílias, principalmente no Sul e no Nordeste, fazem questão de manter essa doce tradição natalina. Ainda de acordo com Câmara Cascudo, o nome “fatia de parida” vem de uma lenda que que diz que o doce ajuda na produção do leite materno durante a gravidez, e por isso deve ser oferecido a mulheres grávidas.
Bolo de cappuccino: Para quem quer surpreender no café da manhã de Natal
O bolo de cappuccino junta diversos ingredientes que são a cara do Brasil, como as castanhas de caju e do Pará e o cappuccino – café italiano que de tão amado por aqui, pode-se dizer que tem dupla nacionalidade.
Inove com essa receita e, quem sabe, crie uma nova tradição natalina!
A equipe Bulebar Café deseja a todos os clientes e amigos um lindo Natal, repleto de doces momentos, abraços e cafés quentinhos!