História do café: da África à bebida preferida pelos brasileiros. Conheça os tipos de cafés mais consumidos no Brasil

O café é originário da África, mais precisamente das regiões altas do Sudão, Quênia e Etiópia, onde ocorre espontaneamente, e ganhou territórios através do Egito, sendo primeiramente cultivado em regiões próximas à Turquia à Arábia Saudita. São inúmeras as lendas e suposições sobre quem ou qual povo foi o primeiro a transformar os grãos do cafeeiro em bebida, mas muitos acreditam que pastores observaram um comportamento diferente nas cabras que ingeriam grãos de café, como se elas ficassem mais ativas e atentas, assim, passaram a transformar as sementes do fruto rosado em pasta e a se alimentar dessa pasta.

O café passou a ser torrado e transformado em bebida no Império Persa e seu consumo foi amplamente difundido com a expansão dos territórios árabes, sendo fortalecido pela lei seca do Islã, como substituto do vinho, sendo, inclusive, chamado da mesma maneira: a palavra qahwa significa tanto café quanto vinho. Em português, “café” vem de kaffa, que quer dizer “local onde se cultiva café” em árabe. No ocidente, a bebida rapidamente se popularizou, passando da Europa para a América, onde se encontram, hoje, os maiores produtores de café do mundo.

A história do café no Brasil e os tipos cultivados no maior produtor de café do mundo

O café chegou ao Brasil pelo norte, trazido na Guiana Francesa. O destino era sede do governo do maranhão e Grão-Pará, e rapidamente chegou à Bahia, onde foi iniciado seu cultivo. No entanto, o café passou a se tornar um grande negócio com as lavouras de São Paulo e de Minas Gerais, passando a responder por grande parte da receita do País a partir dos anos 1850, tornando-se o principal produto de exportação do século XIX, sustentando financeiramente os últimos anos do Império e os primeiros da República Velha.

O cultivo do café foi o grande responsável pelo desenvolvimento do estado de São Paulo, o qual é, até hoje, um dos maiores produtores do grão. Segundo o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), mais de 120 países consomem cerca de 35 milhões de sacas de café brasileiro por ano, somente para os Estados Unidos, nosso país exporta sete milhões de sacas anualmente. A pesquisa e os trabalhos para que o café brasileiro seja cada vez melhor e que haja maior aproveitamento e mais qualidade dos grãos são intensos. Hoje, a produção cafeeira é regida e monitorada pelo Ministério da Agricultura, pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e pela Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café).

Tipos de café produzidos no Brasil

O café pode variar de acordo com a espécie, com o modo como é preparado e as misturas que são feitas. 

Quanto às espécies, o existem dois de grãos que podem ser utilizados para preparar a bebida, e ambos são produzidos no Brasil: arábica (Coffea arabica) e robusta (Coffea canephora). Dentro dessas espécies, há diversas subespécies que variam em sabor, corpo e aroma. No Brasil, é comum se classificar os grãos de acordo com a região em que são produzidos, pois o solo e o clima são fatores determinantes para caracterizar o café.

A espécie arábica é cultivada no Cerrado mineiro, no sul de Minas, em Mogiana (interior de São Paulo) e no Paraná. A Bahia e o Espírito Santo possuem lavouras de arábica e robusta, e Rondônia é o único estado que produz somente a variedade robusta. [Falaremos de maneira mais aprofundada sobre cada região em outro post mais para frente.

 

Principais estilos de café

O café está presente em 98% dos lares brasileiros, onde é preparado da forma coada e consumido puro ou com leite. Nas padarias, confeitarias e cafés de todo o País, a preferência nacional se divide em alguns estilos, do tradicional cafezinho às versões com bebidas alcóolicas.

Passado: É o café coado em máquina ou em filtro de pano ou papel, do mesmo modo como feito nas casas, servido puro.

Pingado: Normalmente servido em copo americano, é uma porção maior de leite servido com um pouco de café.

Espresso: Feito em máquina especial, que garante temperatura e pressão corretas, é mais forte e consistente que o café coado.

Americano: É o café espresso diluído em água.

Café com leite ou café latte: Café espresso servido com leite vaporizado e espuma de leite.

Capuccino: Na forma tradicional, o espresso é servido com leite cremoso. No Brasil, a bebida costuma ser feita com chocolate em pó e canela.

Mocaccino: A bebida cremosa mistura café espresso, chocolate, leite vaporizado e chantilly.

E você, qual seu café preferido? Deixe seu comentário abaixo e conte para gente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...