A segunda bebida mais consumida do mundo é um universo cheio de histórias e lendas. Prepare um cafezinho e acompanhe nossa lista de curiosidades sobre o café!
Acredita-se que o café tenha sido consumido pela primeira vez na Etiópia, em meados do século 9, após um pastor perceber que suas cabras ficavam mais dispostas quando ingeriam frutos do cafezal.
O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, atrás apenas da água, e também é o segundo item mais comercializado, perdendo somente para o petróleo.
O cultivo do café acontece em 65 países, todos da região equatorial da África, da Ásia e da América, pois a planta não tolera baixa temperatura e precisa de chuvas bem distribuídas, entre 600 e 1500 mm/ano.
O Brasil é o maior produtor de café do mundo, responsável por mais de 40% do café mundial, e também o maior exportador dos grãos.
O Rei Charles II, da Inglaterra, proibiu o funcionamento das casas de café em 1675, afirmando que os locais serviram como ponto de encontro de conspiradores contra a monarquia.
Atualmente, há mais de 800 compostos aromáticos catalogados dos cafés.
O café servido puro é uma bebida sem calorias.
Acredita-se que o café solúvel foi inventado na década 1900, na Guatemala, por um inglês chamado George Washington, e começou a ser comercializado em 1938 pela Nestlé.
A indústria do café emprega mais de 20 milhões de pessoas no mundo todo.
Há mais de 25 espécies de plantas de café, no entanto, somente duas (a arábica e a robusta) são utilizadas para preparar a bebida.
Cada fruto de café possui dois grãos.
Um quilo de café tem aproximadamente 5.000 grãos.
Um pé de café vive em torno de 60 anos.
A cafeína está presente em alguns remédios, pois amplia o poder analgésico dos medicamentos.
Uma xícara de café espresso é feita com mais de 40 grãos.
Anualmente, são consumidas cerca de 600 bilhões de xícaras de café no mundo.
Na Turquia, por muitos anos, o café esteve presente nas cerimônias de casamento, nas quais, os noivos deviam prometer que jamais deixariam faltar café um ao outro.
Ainda na Turquia, era permitido às esposas pedirem divórcio caso os maridos parassem de providenciar café para casa.
O suco do fruto do cafeeiro pode ser fermentado, produzindo uma bebida alcoólica ingerida antigamente pelos etíopes.
O café foi proibido em Meca por Khair Begem 1511, Murad III (1574-1595) e pelo sultão Murad III (1574-1595), que o consideraram “bebida do diabo”.
Já o papa Clemente VIII propôs santificar o café.
Na crise de 1929, o presidente Getúlio Vargas ordenou a queima de 80 milhões de sacas de café, para regular o preço do produto.
Os benefícios do café são inúmeros, entre eles, ativa o metabolismo e melhora o funcionamento do sistema nervoso central.
A leitura do futuro através da borra do café é chamada de cafemancia.
O café siciliano é servido com tiras finas de limão.
No Japão, é mais comum servirem o café gelado.
Já no Oriente Médio, é servido com especiarias, como canela e cardamomo.
Qual seu tipo de café preferido? Nas unidades do Bulebar você aprecia essa bebida tão importante para o mundo de diferentes formas!