Essa é uma dúvida bastante comum em mulheres que estão grávidas ou que desejam engravidar. Afinal, gestantes podem tomar café? A resposta geral é sim, a ingestão de café é permitida durante a gestação, a questão é a quantidade.
Mulheres gestantes podem consumir diariamente até 200 mg de cafeína, ou seja: três xícaras de café ou quatro xícaras de chá preto, por exemplo.
QUAIS OS RISCOS AO INGERIR ALTAS DOSES DE CAFEÍNA NA GESTAÇÃO?
A molécula da cafeína presente no café consegue atravessar a barreira placentária e, em excesso, pode causar parto prematuro e dificultar o ganho de peso do feto.
POSSO TOMAR CAFÉ DURANTE O PERÍODO DE AMAMENTAÇÃO?
A indicação para lactantes é a mesma que para gestantes: pode, sim, beber café, desde que não ultrapasse a dose de três xícaras por dia. Porém, deve-se evitar o consumo da bebida nos primeiros três meses e nos horários de sono do bebê, pois a cafeína chega ao leite materno cerca de duas horas após a ingestão e deixa os pequenos mais agitados.
OUTRAS BEBIDAS E ALIMENTOS QUE CONTÊM CAFEÍNA
Além do café e do chá preto, há doses consideráveis de cafeína em refrigerantes e bebidas à base de cola; em chocolates, bebidas ou comidas com cacau; em chás verde e branco; em bebidas energéticas e em chás industrializados.
*Este texto tem caráter informativo e não substitui recomendações médicas.