Há quem considere quase um pecado adoçar o café, mas há também muita gente que simplesmente não consegue tomar café sem açúcar. Adoçar o café não é um problema com relação às propriedades da bebida, pois o açúcar não interfere na ação da cafeína, nem na absorção dos minerais presentes no café. A única questão está nas calorias acrescentadas e os malefícios do açúcar, principalmente o refinado, à saúde. Outro problema é que um dos grandes benefícios da cafeína é potencializar o metabolismo, favorecendo o emagrecimento, o que se perde quando se acrescenta açúcar.
Para quem não abre mão de tomar um café adoçado, mas quer tomar uma bebida mais saudável, há outras opções para deixar o café docinho.
Mel ou mel vegano
O mel é rico em antioxidantes, minerais, vitaminas, aminoácidos e fitonutrientes, além de ser um excelente antibacteriano. Para os veganos, a versão feita de coco é uma boa saída. Porém, nas duas versões, é preciso controlar a qualidade, pois o mel é sempre um alimento calórico.
Cacau em pó
O cacau em pó alcalino traz inúmeros benefícios à saúde, tem poder antioxidante, combate o estresse e controla a ansiedade, é rico em flavonoides e ferro.
Baunilha
Mas nada de usar essência, é preciso usar a fava da baunilha ou o extrato natural. A baunilha previne o envelhecimento precoce e melhora a saúde e o aspecto da pele; e controla a ansiedade.
Coco fresco, coco ralado, óleo de coco ou leite de coco
Seja qual for a versão, o coco é uma excelente opção para trazer doçura ao café de maneira mais saudável. A fruta ajuda na digestão, podendo até aliviar sintomas de úlceras e refluxo gastroesofágico, e o óleo de coco, entre outros benefícios, melhora o sistema imunológico.
Tâmara
A tâmara tem um grande poder adoçante e age no organismo ajudando a reduzir a pressão arterial e a prisão de ventre; previne contra resfriados e a anemia; e fortalece os ossos.
Stevia
Extraído de uma planta nativa da América do Sul, esse adoçante é 300 vezes mais potente que o açúcar comum e seu uso é seguro para diabéticos, gestantes e crianças.