Escolha a melhor água para preparar o seu café

Água para o café

Apreciar um bom café não é tarefa simples. Além de se preocupar com a qualidade dos grãos, é fundamental pensar muito bem antes de escolher a água que vai compor 90% da sua xícara. Pouco adianta ter um café de qualidade se a água não corresponder a isso. Por isso, anote algumas dicas antes de começar a preparar o seu café.

Acredite: água não é tudo igual. Para começar, nada de pegar direto da torneira. Essa opção tem muito cloro, calcário e alto teor de flúor, que afetam diretamente no gosto do café.

Para ajudar a escolher a água que será utilizada no seu café, leve em consideração as informações do rótulo. O protocolo da SCAA (Associação Americana de Cafés Especiais) determina que a água ideal da bebida tenha pH entre 5 e 6,5. As águas Santa Rita, por exemplo, têm um pH 6,2. Além disso, a marca também se destaca pela menor concentração de sódio do mercado, com 2,7mg/l.

As águas que são vendidas como “levíssimas” também devem ser evitadas no preparo do café. Isso porque elas são menos encorpadas e ideais para o dia-a-dia e na prática esportiva. Por terem essa leveza, elas não conseguem entrar no pó do café e extrair tudo que o grão oferece.

Água para o café

 

Ferver ou não ferver a água?

Esse assunto rende alguma polêmica. Mas baristas recomendam que você não deixe a água do seu café ferver. O ideal é que ela chegue em torno de 93°C. Mas para quem não tem um termômetro, garantir essa precisão pode ser complicado. Uma dica é observar a formação de bolhas enquanto a água está esquentando: antes da fervura aparecem bolhas maiores. Esse é o momento ideal para começar a preparar o seu café. Mas se você esqueceu a água e ela ferveu não se preocupe. Retire ela do fogo e espere um minuto para passar no pó de café.

Mas também preste atenção para não usar uma água morna demais, afinal, nesse ponto ela não consegue retirar as principais características do pó de café, deixando a bebida amarga.

 

A preparação do seu filtro

Se você usa filtro de pano ou de papel na hora de preparar o seu café, precisa lembrar de um passo bem importante: antes de colocar o pó é fundamental higienizar o seu filtro. Para isso basta passar água quente sobre ele, assim qualquer resíduo será eliminado. Só depois comece a preparação normal do seu café.

Baritas recomendam que os filtros de pano sejam trocados a cada 15 dias, assim, você garante um café com sabor puro.

 

Água antes ou depois do café?

Muitas vezes ao pedir um café, a xícara vem acompanhada de um copo pequeno de água, normalmente com gás. O ideal é beber a água antes do café, com o objetivo de limpar as papilas gustativas e preparar o paladar para a xícara de café.

 

Água para o café

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...