Imagine a combinação de açúcar, café forte e um cremosíssimo queijo mascarpone… Pois essa deliciosa mistura e é o que dá o incomparável sabor do tiramisù, tradicional sobremesa italiana que leva ainda rum, bolacha champanhe, ovos e chocolate.
O doce teve origem na cidade Treviso, região do Vêneto, e seu nome significa – no dialeto local (tirame sù) – “levanta-me” ou “puxa-me para cima”, ou, em italiano, che ti tira su, que significa “que te faz levantar”, porque o açúcar e o café presentes na receita fazem do tiramisù uma “bomba de energia”.
DE ONDE VEIO O TIRAMISÙ: A HISTÓRIA DO DOCE
Embora a versão mais aceita que o tiramisù veio do Vêneto, diversas cidades e regiões, como a Lombardia e Toscana, requisitam ser o berço do doce.
Em Treviso, juntavam bolachas, queijo e café para ser o lanche – e a fonte de energia – de crianças em um orfanato, para prostitutas e para os boêmios.
Há quem diga que o tiramisù foi criado em Siena para homenagear Cosimo II de Médicis, duque da Toscana durante sua passagem pela cidade. Os confeiteiros da cidade acharam justo escolher ingredientes nobres (café, chocolate e mascarpone) para agradar o nobre visitante.
Outra versão interessante faz referência ao caráter energético do Tiramisù. Acredita-se que ele era feito pelas mulheres venezianas e oferecido aos homens como afrodisíaco.