O café perfeito depende de diversos fatores, como a qualidade da águao tipo de grão ou de pó, e o modo como é armazenado. Além disso, o ideal é que a água não ferva, em termos técnicos, ela deve estar a 93ºC, mas como, na correria do dia a dia, ninguém faz café com um termômetro a postos, o melhor é observar a formação de bolhas na água: assim que surgirem as primeiras bolhas, desligue o fogo. Se a água ferveu, espere alguns minutos até que a temperatura caia um pouco. Água muito quente pode queimar o grão. Mas, cuidado, a água morna deixa o café amargo e não é capaz de retirar do pó todo o sabor e aroma.
PARA PREPARAR O CAFÉ PERFEITO
Consultores da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) recomendam que o café coado seja feito com a medida de oito a dez gramas (uma colher de chá) de pó por 100 ml de água.
OUTRAS FORMAS DE FAZER CAFÉ
Além do café passado (ou coado), outros tipos tradicionais de cafés têm receita própria, mas que muita gente desconhece. Com estas dicas, você vai poder incrementar o cafezinho sempre que desejar.
Café Cremoso
Bata, por aproximadamente dez minutos ou até obter um creme, duas xícaras de açúcar, 100 gramas de café solúvel, quatro colheres de copa de chocolate em pó e uma xícara de chá de leite em ponto de fervura. Essa mistura deve ser colocada no freezer, em recipiente fechado, por até três meses.
Para preparar o café cremoso, basta acrescentar uma colher de sopa dessa mistura (não precisa descongelar) a uma xícara de leite quente e mexer bem até dissolver.
Café Árabe (ou Café Turco)
A moagem do grão utilizada no preparo do café árabe é mais fina que a do café passado. Para fazê-lo, você deve colocar três xícaras de água fria em um recipiente chamado dallah (uma espécie de panela própria para esse preparo, mas você pode usar uma caçarola) e três colheres de sopa de pó. Coloque a mistura para ferver, mexendo sempre em sentido anti-horário. Retire do fogo, mexa em sentido horário por cerca de dois minutos e leve novamente ao fogo até levantar fervura, mexendo em sentido anti-horário. Repita essa operação mais uma vez (o café deve ser fervido três vezes). Deixe decantar em fogo baixo por cerca de dez minutos, acrescente uma colher de sola de água fria (que ajuda o pó a baixar) e não mexa mais nem deixe que a água ferva. Sirva devagar para não suspender muito o pó de café. Você pode acrescentar na água da fervura uma colher de sopa de cardamomo moído ou cravos ou uma pitada de açafrão ou uma colher de chá de água de rosas ou de água de flor de laranjeira.
Café Amaretto
Utilize uma xícara de café coado, meia dose de licor Amaretto e meia dose de licor de café. Mexa bem e, se desejar, cubra com chantilly. Esse café pode ser servido quente ou gelado (basta acrescentar gelo ao preparo).
Café Indiano
Você vai precisar de uma xícara de chá de café solúvel, uma xícara de chá de leite, uma pitada de canela em pó, uma pitada de cravo-da-índia moído, uma pitada de noz-moscada, uma colher de sopa de creme de leite e uma colher de sopa de chocolate amargo ralado.
Basta misturar todos os ingredientes, exceto o creme de leite e as raspas de chocolate, em uma panela e levá-la ao fogo. Quando levantar fervura, desligar o fogo e misturar o creme de leite. Acrescente as raspas de chocolate quando for servir.
Latte Aromatizado
Bata com um fouet uma xícara de leite quente até ficar cremoso. Acrescente uma dose de café coado bem forte (ou de café espresso) e uma colher de chá de essência comestível de sua preferência. Sugerimos essência de baunilha, de menta, de canela, de laranja, ou de amêndoa.